Distribuidora Grainger vende 41% pelo e-Commerce B2B

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O distribuidor norte americano Grainger Inc alcançou uma marca impressionante. Em 2015 41% de suas vendas foram através do canal de venda digital, em seu portal de e-Commerce B2B.

A Grainger é um case famoso americano e mostra que persistência, visão de longo prazo, estratégia e execução bem feita podem mudar radicalmente o perfil de uma empresa.
Com um foco em distribuição de produtos para o segmento de MRO (Manutenção, Reparo e Operações, em tradução livre), vendem produtos que vão de uso no chão de fábrica ao escritório.

A empresa foca sua estratégia digital em venda para empresas de pequeno e médio porte. Assim como no Brasil, os Estados Unidos também tem um problema de diensão geográfica, o que complica a venda e relacionamento com pequenos clientes espalhados por todo o país. E pulverizar a base de clientes em escala nacional (olhando apenas a operação americana) em diversos casos é proibitivo utilizando canais de venda tradicionais, como vendedores e representantes comerciais em cada região.

Em 2015, a empresa teve U$ 9,973 bilhões de faturamento total. Destes, 41%, ou U$ 4,09 bilhões vieram através do e-Commerce, que teve um aumento de U$ de 13,6% em relação aos U$ 3,6 bilhóes de 2014. Isto considerando um ano complicado na economia norte americana, com alta do dolar e redução de demanda de clientes, principalmente nas indústrias de óleo e gás.

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http://www.fastchannel.com/blog/e-commerce-b2b-representa-41-das-vendas-da-distribuidora-grainger

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About Author

Mauricio Di Bonifacio

Mauricio Di Bonifacio (Boni) é sócio-fundador da Fast Channel, atuando com Digital Sales as a Service. Também é sócio-fundador da Vertis (www.vertisnet.com.br), uma das principais empresas de soluções de e-Commerce B2B (indústria/atacado). Atua desde 2000 em importantes projetos de e-Commerce como Fast Shop, Camicado, Giuliana Flores, Zelo, Dellavia, Preçolandia e Duchas Corona dentre outros. Tem graduação e mestrado pela USP, dois livros publicados, já foi professor em cursos de graduação, pós-graduação e MBA, e agora está se dedicando a fomentar o mercado de B2B

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